Proporcionalismo ou caos

Organizadores: Waldemar de Gregori e Sílvio L. Sant’Anna
Textos: Antonio da Costa Neto; Antonio Lacerda Miotto; Colandi Carvalho de Oliveira; Davina Maia; Gilda Maria Giovanoni; Hamilton Carlos; João Baptista J. Martins; Jorge Roberto Y. Spínola; Maria Célia Araújo; Maria Eugênia Mace-do; Marly Solanowski; Miche-langelo Romero; Sebastião Batista; Sílvio L. Sant’Anna; Waldemar De Gregori
Editora Lorosae, São Paulo, 2002, 207 páginas
Lançamento no dia
2 de dezembro, a partir das 17 horas, no Espaço Zumbi dos Palmares, da Câmara dos Deputados

Proporcionalismo ou caos constitui-se numa coletânea de textos de vários autores militantes da cibernética social e proporciona-lismo, movimento que se propõe a influenciar e transformar a sociedade em que vivemos.

Diante da crise do processo de sobrevivência humana e do aviltamento das relações sociais, ambos agravando-se mais ainda por influência do modelo neoliberal opressor, o movimento proporcionalista se propõe a veicular suas propostas para refundamentar o pensamento, a criatividade e a ação individual, grupal e social, em busca de equilíbrio na nossa sociedade, marcada por desproporcionali-dades e desequilíbrios gritantes.

A opção de sobrevivência digna para a maioria dos cidadãos é por uma sociedade na medida proporcional: “Com informação verdadeira, justiça triádica (ou seja, para os três compartimentos sociais ou subgrupos: oficiais, antioficiais e oscilantes) e dinheiro para todos”.

Intitulado Proporcionalismo ou caos, este trabalho é uma contribuição como instrumento teórico, proposta, método e objetivos para a manutenção do ecossistema e para a sobrevivência proporcional dos segmentos sociais.

Proporcionalismo é, pois, um fundamento numérico-artístico-prático para manter os três campos estratégicos da vida (cultura científica, informacional, educacional; cultura político-econômica, tecno-lógica, material) dentro dos limites de justiça, harmonia e intersusten-tabilidade ambiental. A proporcio-nalidade baseia-se no ponto de ouro, que corresponde a medidas de 62% por 38%, que estão nas obras de arte, em nosso corpo, em todos os setores e em suas relações consigo mesmo e com os demais.

A distribuição dos meios de sobrevivência ocasiona mais harmonia e equilíbrio quanto mais próxima estiver do ponto de ouro (62% por 38%). “Quanto mais longe do ponto de ouro, mais perto do ponto de estouro”.

Esta coletânea menciona assuntos relacionados a: cibernética social e proporcionalismo, comunidades eclasiais de base, sociedades e conflitos, grupos, vínculos familiares, educação, psicologia, mística e liberdade, didática cotidiana na família, comunicação empresarial e fundamentos jurídicos.

Os autores fazem análises, diagnósticos e propostas, apresentando alternativas em relação aos problemas focalizados. A abordagem dos mesmos autores sustenta-se em fundamentos teórico-científicos, em quadros de referência, no enfoque de cérebro triádico (tridimensional), nos quatorze subsistemas sociais e no paradigma sistêmico triádico (sistemas de energia em formação tríade, trifocal, tridimensional, a partir do átomo).

De forma significativa, esta coletânea de textos contribui para a nova visão superadora do enfoque socioeconômico dispersivo e para a percepção da globalidade, que é imprescindível sobretudo na chamada era globalizante.

Proporcionalismo ou caos é um trabalho importante para as vítimas do modelo social opressor que sonham, intentam e pretendem lutar para trilhar alternativas libertárias e contribuir para a formação de uma sociedade baseada na justiça, distribuição proporcional dos meios de sobrevivência e informação verdadeira.

Leave a Reply